É isso mesmo, amiga! Os belos cachos e até o black power voltaram com toda a força. O hit apareceu nas passarelas nacionais e internacionais de várias formas.
Aqui você fica sabendo algumas dicas pra deixar seu penteado encrespado brilhante, hidratado e o mais importante: super fashion.
Mas como os penteados saem dos anos 70 direto pro séc. XXI, eles vêm com alterações como: os cachinhos perdem um pouco o encaracolado e ganham um ar frisado, o volume continua alto mas com formato arredondado e fios super hidratados.
Vamos lá aprender como cuidar do seu ‘New Crespo’?!
LIMPEZA
- Fios
crespos naturais devem ser lavados com shampoo específico ou de alto poder hidratante, no máximo três vezes por semana. Nos outros dias, o indicado é lavar apenas com água, seguido de aplicação de condicionador. Para quem tem
fios mais finos e quer mais volume, pode apostar nas formulações que prometem encorpar os fios.
- Faça leves massagens no couro cabeludo com a ponta dos dedos. Isso ajuda a distribuir a oleosidade. Apenas dois minutos a cada lavagem já são suficientes. Tente tornar isso um hábito.
- Se o seu couro cabeludo é oleoso e as pontas são extremamente secas, vale a pena investir em dois produtos: um shampoo para cabelos normais ou oleosos para a raiz, e outro para fios secos para as pontas; ou apenas um shampoo para cabelos mistos.
- Não lavar na água quente! Faz mal para qualquer tipo de cabelo, e nos crespos remove completamente a pouca hidratação natural. O ideal é deixar a temperatura de morna para fria, especialmente no último enxágue.
- Desembarace os fios no banho, com o cabelo molhado. Se não usar o pente, separe as mechas com os dedos cheios de condicionador com o efeito antifrizz, passando-os de baixo para cima, de dentro para fora, como se estivesse abrindo os cachos. Depois, basta deixar a cabeça sob o chuveiro alguns minutos para remover todo o produto. Fios crespos são muito frágeis e finos.
1. Shampoo Cabelos Cacheados ou Crespos - Éh / 2. Condicionador Clean Cabelos Danificados - Neutrogena / 3. Condicionador Cachos Perfect – Vizcaya / 4. Shampoo Hidratante Tutano Vegetal – Ox / 5. Shampoo Manteiga de Manga – Klorane / 6. Shampoo Volume e Corpo Pro V – Pantene / 7. Condicionador Frizz Therapy – Dove / 8. Shampoo Elsève Geléia Real - L’Oréal / 9. Condicionador All Soft – Redken
CUIDADOS
- A forma do fio crespo impede uma distribuição por igual da oleosidade natural. Para deixar seus cachos com brilho, se jogue nos banhos de creme com partes iguais de produto hidratante e tonalizante da cor natural do cabelo por vinte minutos. Sprays de brilho também são uma excelente ajuda.
- Fórmulas hidratantes, nutritivas ou antiquebra tendo manteigas ou
óleos vegetais (oliva, karité etc) em seus componentes, recuperam os
fios ressecados mesmo com poucas aplicações. A dica é concentrar a aplicação do meio do fio para as pontas e envolver a área em uma toalha aquecida para aumentar o efeito. Isso
evita pontas rebeldes e ressecadas. Se as pontas estiverem muito secas, aplique
fluido restaurador.
1. Óleo Relax Slim Controle de Volume - Kérastase / 2. Natura Plant Choque Regenerativo Kit Máscara + Sérum Natura / 3. Concentrado Ultranutritiv Nutricerat – Ducray / 4. Condicionador Spray, Lifetex Curl - Wella / 5. Fluido de Brilho, Revitrat – Dermage / 6. Fluido para Pontas Advance Techniques - Avon
MODELAGEM
- Aplique um produto ativador de cachos após a lavagem. Amasse os fios com as mãos e seque com o difusor. Já com os cabelos secos, faça massagens no couro cabeludo com a ponta dos dedos, soltando e levantando a raiz. O volume aparece na medida certa.
- A topmodel
Kate Moss contou que, quando quer um efeito frisado, faz duas
tranças laterais à noite e solta-as no dia seguinte. A dica é aplicar um pouco de
produto para fixação (spray, espuma, loção) para evitar as pontas rebeldes ou o cabelo muito marcado pelo trançado. Depois disso, separe o cabelo em duas partes, torça bem cada uma delas e faça duas tranças laterais. Ao soltar o cabelo, o
efeito é o do penteado crespo.
- Para inovar, deixe a
raiz lisa e frise o restante dos cabelos. Para
cabelos lisos, o indicado é fazer tranças a cinco dedos da raiz. Para os
crespos naturais, uma escova desde a raiz até a nuca.
- Quando for secar os cabelos, mantenha o
jato de ar numa direção: de baixo para cima. Movimentar demais o aparelho faz com que os fios voem para todos os lados e fiquem embaraçados, espetados.
- Para um
crespo comportado, torça os fios (lavados e penteados) e enrole-os no alto da cabeça, num coque. Coloque uma faixa (ou qualquer outra coisa) na cabeça como se fosse uma touca e seque com secador e difusor com o máximo de calor. Assim, você fica com a
raiz lisa e com ondas na ponta.
1. Grip Espuma Extra Forte Osis – Schwarzkopf / 2. Creme para pentear leave-in - Farmaervas / 3. Super Sculpt - Paul Mitchell / 4. Fixador Spray Final Effects – Lowell / 5. Loção para Esculpir Joiwip – Joico / 6. Emulsão Modeladora Cachos Perfect – Viscaya / 7. Fluido Antifrizz Cacau e Avelã – Éh / 8. Mousse Modelador e Fixador Cabelos Cacheados Ravor – Nazca / 9. Sérum Biolage – Matrix / 10. Ativador de Cachos Curly Light Antifrizz - Truss
CORTES
Rock - Comprimento médio, com camadas mais curtas na parte de cima.
Sexy - Comprimento médio, com mechas mais curtas junto ao rosto, com volume lateral e na parte de trás.
Anos 70 - Curto, base mais arredondada e muito volume na cabeça (New Black Power).
Para não arriscar com o seu cabelo crespo, aposte no corte degradê, formando linhas geométricas modernas.
E para quem quer um corte curto, é indispensável definir a forma para acompanhar o ângulo do rosto.
CORES
- Para valorizar os cachos o ideal é criar profundidade de tons: raiz com nuances marrons e mechas acobreadas ou douradas nas pontas, por exemplo. Utilizar mais de um tom nas mechas, destaca as ondas e dá um efeito de brilho. O hit de cores para crespos é utilizar três tons em mechas finas e médias bem misturadas, sempre do castanho para ao dourado, como Jennifer Lopez e Beyoncé.
- O
tonalizante no tom do cabelo é um recurso e tanto para acender a cor natural dos fios e devolver o brilho. Por ser livre de amônia, não resseca e pode ser aplicado com mais regularidade. Outra opção muito interessante é a aplicação de tonalizantes sem cor que funcionam apenas como
doadores de brilho.
NAS PASSARELAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
- Uma super tendência no Verão 2010 são as tranças desestruturadas. Com elas, você pode fazer dois looks com um só penteado! Depois de ficar o dia inteiro com o cabelo trançado, à noite, na hora da balada, basta soltar os fios com os dedos, sacudir de leve a cabeça e borrifar um spray fixador para ganhar um look romântico. Há ainda a opção de soltar só uma parte da trança, deixando o cabelo com um frisée desfiado junto à cabeça e o trançado molengo nas pontas.
- Quem já tem os fios crespos pode montar o look com uma leve desfiada, feita com a ajuda de um pente fino. As donas de fios lisos podem apelar para o trançado, seguido ou não de desfiado com o pente, conforme o efeito desejado — mais ou menos volume.
- Os fios aparecem com um ondulado mais solto, numa versão natural, que pode ser conseguido com tranças frouxas (sem apertar muito os fios) ou com bobes grandes, alternados com médio. Mude o look brincando com proporções: raiz lisa, ondas frisées largas e pontas lisas (basta enrolar os fios nos bobes sem prender as pontas.
Não tem desculpa pra não inovar no penteado, hein? Achei super bacana passar essas dicas pra toooodas as Divas que estão pensando 'O que eu faço com esse cabelo? Aliso de novo?'!
Agora você sabe que NÃO precisa recorrer as químicas de alisamento e que dá, SIM, pra ficar incrível apenas realçando o que a gente já tem de bonito! Ps. E pra deixar muita 'lisa' com inveja do seu look ahazador! rsrs
E aí? Vai se jogar na tendência?
Fonte: Elle